Descontaminação e Descomissionamento de Espaços
Antes que a demolição possa começar, os gerentes de projeto precisam garantir que os espaços do projeto tenham sido limpos de todos os materiais potencialmente perigosos. Esse processo varia em seu escopo e depende de fatores como:
- Tipo de espaço – escritório, corredor, laboratório, mecânica
- Tamanho do projeto – reparo, pequena escala, grande escala, demolição
- Era do espaço – edifício antigo, renovações recentes, edifício mais novo
- Itens no espaço – equipamentos abandonados, exaustores de laboratório, iluminação fluorescente, produtos químicos, tinta
A pedido do PM, o Coordenador do Projeto EHS pode coordenar com o Programa de Gestão Ambiental EHS para garantir que os espaços tenham sido limpos de materiais perigosos; e que os equipamentos tenham sido devidamente descontaminados e desativados antes de iniciar a demolição.
Espaços de laboratório e pesquisa exigem atenção especial. Equipamentos e instrumentação abandonados devem ser etiquetados com um adesivo verde-limão “MIT Equipment Decontamination Record” antes de serem removidos. O processo de descontaminação de equipamentos e instrumentação depende de como foram usados e dos possíveis contaminantes. O Project Liaison coordenará com a Equipe de EHS apropriada para aconselhar o Gerente de Projeto sobre os procedimentos necessários. Contaminantes potenciais incluem materiais radioativos, produtos químicos, agentes biológicos ou de risco biológico, PCBs.
Materiais perigosos
Materiais de construção que contêm compostos perigosos são uma preocupação até mesmo para projetos pequenos, bem como projetos em espaços novos ou recentemente reformados. O teste para a presença de materiais perigosos é melhor feito no início do projeto, dessa forma, qualquer remediação necessária pode ser contabilizada durante o planejamento inicial. Os gerentes de projeto podem providenciar os testes por meio de seus contatos de projeto ou podem entrar em contato com os oficiais de EHS apropriados.
O amianto é o material perigoso mais comumente encontrado em projetos de construção no campus. Alguns dos outros materiais perigosos dos quais os PMs devem estar cientes são chumbo, PCBs, mercúrio e solo potencialmente contaminado. Itens de resíduos universais como lâmpadas, reatores e baterias também precisam ser gerenciados adequadamente.
Abaixo estão listadas informações básicas sobre alguns dos materiais perigosos que você pode encontrar em seus projetos. Para obter informações adicionais, ou se você tiver dúvidas sobre outros materiais potencialmente perigosos em seu local específico, entre em contato com seu Project Liaison ou Construction Safety Liaison.
Amianto
Locais comuns onde o amianto pode ser encontrado incluem isolamento de tubos (com todos os acessórios incluídos), ladrilhos de piso, ladrilhos de teto, materiais de vedação, preenchimento de porta corta-fogo, painéis em torres de resfriamento e isolamento de caldeira. O amianto está integrado em mais de três mil produtos e ainda pode ser comprado sem receita hoje.
Toda a redução de amianto no MIT é realizada por fornecedores externos. Esses fornecedores são contratados licenciados para redução de amianto. Placas de amianto e áreas de trabalho são indicações de atividades de redução em andamento. Há uma placa de advertência de amianto na entrada da área de trabalho de redução. Cada atividade de redução no MIT é monitorada pela IHP ou por um consultor ambiental externo que contrata a IHP.
Não entre em áreas de redução quando esta placa estiver afixada.
- Liderar
- PCBs
- Mercúrio
- Solos e águas subterrâneas
Gestão de Resíduos de Construção
PLs e CSLs podem fornecer orientação aos gerentes de projeto no gerenciamento de resíduos gerados pela demolição e construção de seus projetos.
Os contratantes gerais devem enviar um Rascunho do Plano de Gerenciamento de Resíduos ao Gerente de Projeto. Cópias de faturas e conhecimentos de embarque devem ser encaminhados ao EHS para seus registros.
O MIT exige que, no mínimo, os seguintes materiais sejam reciclados:
- Papelão ondulado
- Madeira dimensional limpa
- Asfalto não revestido, tijolos e concreto (ABC)
- Metais, incluindo guarnições de pinos, dutos, tubulações, aço de reforço (vergalhões), coberturas, aço, ferro, chapa de aço galvanizada, aço inoxidável, alumínio, cobre, zinco, chumbo, latão e bronze
- Quaisquer outros materiais cuja reutilização, recuperação ou reciclagem resulte num custo líquido equivalente ou menos dispendioso do que a eliminação em aterros ou a incineração
Manejo Integrado de Pragas (MIP) Durante Demolição e Construção
A atividade de pragas em locais de projeto pode ser um problema. Os ocupantes de edifícios ou áreas vizinhas devem ser notificados antes de começar o trabalho de que há um potencial para aumento da atividade de pragas. Se os gerentes de projeto ou contratados tomarem conhecimento de problemas de pragas em seu local de projeto, eles podem se comunicar diretamente com o provedor de controle de pragas contratado pelo MIT (EHS Pest Control Services) por meio do site Atlas.
Algumas considerações para minimizar problemas de pragas durante demolições e construções:
- Os resíduos de demolição devem ser removidos do local o mais rápido possível ou viável
- Devem ser tomadas medidas adequadas de controlo de roedores ao longo do perímetro e áreas circundantes dos estaleiros de construção
- Nos pontos de acesso ao nível do solo no perímetro das áreas do projeto para espaços vizinhos devem ser selados e varredores de portas devem ser instalados sempre que possível
- Os locais de trabalho devem permanecer “limpos como uma vassoura” e todos os resíduos gerados devem ser removidos diariamente, especialmente os resíduos alimentares gerados nos intervalos para café ou almoço, para evitar abrigo e fontes de alimentos